Ensinando Evolução Biológica
Oferecendo Estratégias de Mediação no Conflito Ciência x Religião
Disseminar temas sobre evolução biológica que sejam próximos a realidade do aluno.
Nesta estratégia, sugerida também por Meyer e El-Hani (2005), devem-se difundir temas biológicos as questões práticas a realidade do aluno, no intuito de aproxima-lo do entendimento da teoria da evolução.
Sendo assim usar temas atuais como a clonagem, células-tronco, Projeto Genoma, vida artificial e os transgênicos são assuntos relevantes nas aulas de evolução. Outro exemplo interessante que pode ser amplamente discutido é o Vírus HIV como um exemplo contemporâneo de evolução (RIDLEY, 2006). Esclareça que o vírus não tem nenhum mecanismo de correção de falha na transcrição do material genético e desta forma as respectivas “falhas” ficam nas novas partículas virais formadas, aliado a isto tem-se que o ciclo reprodutivo viral é curto, cerca de duas horas e portanto a taxa de mutação é alta. Isto implica que o uso constante de fármacos para o tratamento da AIDS (Anti-retrovirais) alteram o ambiente em que o vírus esta exposto e portanto está exercendo pressão seletiva sobre eles. Diante disto determinadas mutações poderiam conferir vantagem a determinadas cepas de vírus em detrimento a outras cepas que não as possuam, tanto no aumento da taxa reprodutiva quanto na resistência ao fármaco. Justificando assim o uso de um “coquetel” anti AIDS, ou seja, vários fármacos. Sendo assim este suposto “erro” na construção viral pode proporcionar vantagem a determinados vírus em determinados ambientes, exemplificando um exemplo atual da seleção natural.
Usar o mamute como um exemplo, já que possui a pelagem mais espessa em adaptação ao frio, local este onde o animal vivia. Discuta com os alunos, mostra imagens do que era o mamute, compare com o elefante asiático e o africano. Esclareça ao aluno como foi o processo de evolução do mamute, onde variedades intraespecíficas dos ancestrais do mamute foram selecionadas por serem mais aptos ao ambiente frio. Assim ao longo de gerações as populações destes seres foram sendo selecionadas as variedades que tinham a pelagem mais espessa em detrimento da pelagem menos densa, assim por seleção natural reproduzia menos e gradativamente foi sendo eliminada. Nesta perspectiva não se pode falar que o mamute é superior ao elefante ou vice-versa é só uma adaptação imposta pela seleção natural de cada ambiente.