Ensinando Evolução Biológica
Oferecendo Estratégias de Mediação no Conflito Ciência x Religião
Formação inadequada e/ou falta de preparo do professor
Alguns autores como Tidon e Lewontin (2004) e Castro e Augusto (2007) afirmam que há uma falta de preparo dos professores para ensinar evolução biológica e nesta mesma linha de pensamento Tidon e Vieira (2009) também relatam que a dificuldade do corpo discente pode estar relacionada com a limitação do professor em lidar com o assunto.
As ideias distorcidas de discentes e principalmente docentes a respeito do tema é um fator relevante no aprendizado de evolução, sendo importante detectá-las (CARNEIRO e ROSA, 2003). O ensino é apresentado muitas vezes de modo fragmentado, impregnado de ideologia e com distorções de informação científica sendo que a insegurança do professor reflete insegurança em quem aprende favorecendo as concepções alternativas (ROSA et. al., 2002). A insegurança dos professores em abordar questões que implicam natureza filosófica e religiosa também é apresentada por Amorim e Leyser (2009).
Carvalho (1993) argumenta que os professores estão sendo formados em Faculdades de baixo padrão educacional necessitando buscar atualização quase que imediatamente após a sua imersão no mercado de trabalho.
No Brasil há poucos programas de televisão sobre temas científicos e nesta causa há uma necessidade de propor iniciativas tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada do professor.