Ensinando Evolução Biológica
Oferecendo Estratégias de Mediação no Conflito Ciência x Religião
Problemas relacionados ao termo “Teoria”
Outro aspecto interessante diz respeito ao termo “Teoria” relatado quando se pronuncia Teoria da Evolução das Espécies, no qual gera ideias de que a evolução não é algo comprovado cientificamente, pois é só uma teoria e não uma Lei. Esta palavra assume no dia a dia um sinônimo de opinião ou palpite que difere do sentido que a ciência determina. Evolução é uma explicação bem fundamentada de um aspecto do mundo natural que incorpora fatos, leis e hipóteses testadas (SCOTT, 2004).
Stannard (1996) relata bem em seu livro "Ciência e Religião" que o termo "teoria" na expressão Teoria da Evolução é para a maioria das pessoas uma ideia de detetive, ou seja, teoria sobre um assassinato. O que deve-se esclarecer é que "Teoria" no contexto ciêntifico é algo que já foi testado com experimentos e não uma mera suposição, portanto a "Teoria da Evolução" é algo preponderante no entendimento da biologia.
Falar que é só uma teoria é uma estratégia criacionista, biólogos modernos aceitam a evolução biológica como um fato tão bem demonstrado como os fatos da história antiga (STEBBINS, 1970).
O importante é explicar para o aluno que a evolução biológica começou como uma teoria e atingiu o “status” de fato à medida que evidências a seu favor se tornaram tão poderosas que nenhuma pessoa destituída de preconceito e munida de conhecimento pode negar sua realidade.
Explicar como a ciência funciona, o que é o método científico e as questões relacionadas à formulação de hipóteses e experimentos é uma estratégia interessante para solucionar este problema.