top of page

O que é Seleção Natural?

 

Seleção Natural é o processo pelo qual as formas de organismos de uma população que estão mais adaptadas ao ambiente aumentam a sua frequência em relação aos menos adaptados ao longo das gerações (RIDLEY, 2004).

A Seleção Natural impulsiona a sobrevivência e maior reprodução de alguns organismos em comparação a outros, sob quaisquer condições que estejam prevalecendo no momento. Deste modo a seleção natural não pode equipar uma espécie para encarar novas contingências futuras e também não tem propósito ou direção, nem mesmo a sobrevivência da espécie (GOULD, 2001).

Futuyma (1992) esclarece o termo seleção natural como meramente a sobrevivência ou reprodução superior a algumas variantes genéticas seguindo a mesma ideia apresentada.

 

A Seleção Natural explica o processo de adaptação e especialização dos seres vivos. Segundo este processo características hereditárias favoráveis tornam-se mais comuns em gerações futuras, sendo que os mais aptos conseguem sobreviver.

 

Adaptação

Adaptação são características que favorecem a sobrevivência e a reprodução sendo que algumas são encontradas em certos grupos enquanto outras são compartilhadas por quase todos os seres vivos refletindo a unidade da vida (FUTUYMA, 2002). O termo adaptação é usado tanto para o “produto” (característica como valor adaptativo) quanto para o “processo” que deu origem aquele produto.

Mutação

Mutação é o processo pelo qual um alelo sofre alteração em sua constituição Genética alterando a frequência gênica da população, sendo uma das causas das modificações que levam a variabilidade.

Elaborado por Sérgio Chumbinho na Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da PUC-MG

bottom of page