top of page

Frases comuns no ensino de evolução que devem ser equacionadas

“Eu não acredito em evolução, eu acredito em Deus”.

Esta frase é bastante complexa e exige do professor uma série de estratégias para equacionamento. Primeiro deve-se esclarecer o objeto de estudo, ou seja, o que é evolução biológica, posteriormente diversas estratégias podem ser acionadas como o princípio NOMA, falar da interpretação não literal dos textos bíblicos, explicar como funciona a ciência ou elucidar episódios históricos. O importante é esclarecer que não existe “receita de bolo”, mas o professor munido de informação conceitual e de várias estratégias sobre o entendimento da questão pode gerar uma perspectiva favorável na solução desta natureza.

“É verdade que organismos como insetos e bactérias adquirem resistência...”

Este tipo de frase deve ser bem trabalhado pelo professor, não só para minimizar os conflitos, mas principalmente para compreensão correta da evolução biológica. O professor deve esclarecer que o antibiótico ou o inseticida gera uma pressão seletiva a população exposta, selecionando os espécimes já previamente resistentes, eliminando ou diminuindo a capacidade reprodutiva dos espécimes não resistentes. Sendo assim a resistência é criada por mutação, recombinação, conjugação entre outros processos e o inseticida ou antibiótico funciona como um fator de seleção. Esclarecendo este processo o aluno deve compreender temas como o uso indiscriminado de antibiótico ou de inseticida.

“ O Homem veio do macaco” ou “Evoluímos do Macaco”

Esta frase é geradora de muita polêmica e deve ser entendida pelo professor de biologia como chave para entendimento do processo evolutivo. Portanto o professor deve usar muitos artifícios pedagógicos, principalmente visuais para explicar que há uma ancestralidade comum e não uma linha direta na evolução do macaco para o homem.

“Um elefante é mais evoluído que uma bactéria”

A questão de superioridade de uma espécie sobre outra e a questão de relatar que uma espécie é mais evoluída que outra é ponto interessante a ser esclarecido pelo professor. Esta ideia esta presente na concepção errônea de que a evolução é sinônimo de progresso e como Futuyma (1986) esclarece não se tem o progresso de formas de vida “inferiores” para “superiores”, o próprio Darwin escreveu em seu caderno de notas “nunca dizer superior ou inferior” em relação aos seres. Pode-se explanar que uma espécie é mais complexa que outra, mas nunca a ideia de superioridade.

“Atmosfera primitiva: como agente tem certeza, ninguém estava lá” ou “Como ter certeza que a atmosfera primitiva tinha estes gases, quem estava lá pra ver”.

Este tipo de frase mostra desconhecimento do aluno ou mesmo do professor em entender como a ciência funciona e como se dá a criação de hipóteses e consequentemente, os testes e experimentação para provar uma teoria. Portanto o professor deve esclarecer aos alunos como a ciência e o método científico trabalham para solucionar este tipo de entendimento relatado na frase em questão.

Elaborado por Sérgio Chumbinho na Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da PUC-MG

bottom of page