top of page

Escola Laica

A escola pública é própria de um Estado Laico, nesta a religião não pode ser uma matéria de ensino, nem mesmo coadjuvante de outras disciplinas, ou seja, não existe na escola laica a disciplina ensino religioso nem mesmo em caráter facultativo. Tem-se que o Brasil é um Estado Laico e assim as escolas federais, estaduais e municipais da rede oficial de ensino não podem ser feitas orações antes da aula, usar expressões como “fique quieto, Jesus esta te olhando” ou iniciar uma oração para a turma ficar quieta. O ensino deve ser pautado por uma atitude crítica diante do conhecimento, ou seja, não tem conhecimento inquestionável, tudo tem que ser pautado pela razão. Na escola laica não pode ter livros sagrados e sim demonstrar que o conhecimento é historicamente produzido.

 

A função de uma escola Laica é oferecer conhecimento científico produzido independente de posicionamento religioso, promovendo e exercitando o pensamento crítico.

 

Na maioria dos países ocidentais a educação formal é Laica e deve ocorrer independente de princípios éticos, ideológicos, político e religiosos, sendo importante esclarecer que nas escolas públicas brasileiras deve-se assegurar o caráter laico do ensino conforme determina a lei (BRASÍLIA, 2006 p.39), ou seja, a escola pública deve ser a socialização de conhecimentos científicos e não de dogmas religiosos.

 

Introduzir o ensino religioso nas escolas brasileiras seria um retrocesso na discussão de uma educação democrática e laica, sendo importante para o professor entender e assimilar este quesito.

 

Elaborado por Sérgio Chumbinho na Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da PUC-MG

bottom of page