top of page

Formigas Domésticas

As formigas são insetos sociais que vivem juntos em colônias. Pertencem à Ordem Hymenoptera, mesmo grupo em que se encontram as vespas e abelhas. Existem várias famílias de vespas e várias de abelhas, no entanto todas as formigas estão agrupadas em uma única família, a família Formicidae.

Mesmo assim, as diferenças de biologia e comportamento entre as diferentes espécies de formigas são acentuadas, variando desde a formiga doméstica, comum de se encontrar dentro de residências, infestando áreas alimentares, até em hospitais, contaminando soro fisiológico e outros equipamentos até a formigas rurais, especializadas em cortar folhas e outras partes vegetais para garantir a sua sobrevivência.

Em primeiro lugar as formigas domésticas causam incômodo, pois atacam alimentos deixados sobre mesas, pias e dentro de armários. Algumas podem picar e a picada pode ser dolorida e dependendo da sensibilidade da pessoa, causar alergias. Em segundo lugar elas podem danificar aparelhos eletrônicos, pois fazem seus ninhos dentro deles podendo ocasionar curtos-circuitos.

 

O problema aumenta quando as formigas ocorrem dentro dos hospitais. Por serem muito pequenas, elas têm acesso a locais proibidos como UTIs, centros cirúrgicos e berçários. Passeiam sobre materiais esterilizados podendo contaminá-los, pois elas carregam bactérias em seus corpos. Frequentam enfermarias e quartos de pacientes andando sobre ferimentos e veiculando microrganismos. Desta forma são importantes na infecção hospitalar.

​​

As formigas domésticas que invadem a parte interna da unidade constroem seus ninhos atrás de paredes, armários, tomadas elétricas, conduítes de eletricidade, dentro de batentes e portas de janelas, frestas nas calçadas, roda-pés e até mesmo dentro de aparelhos eletrônicos. A maioria destes locais é escondida tornando difícil sua localização.

O controle de formigas domésticas é difícil, uma vez que possuem mais de uma rainha inseminada dentro do ninho, reproduzem-se tanto por vôo nupcial quanto por fragmentação, constroem seus ninhos em locais de acesso limitado e não carregam iscas formicidas. Sendo assim, elas são controladas somente com a utilização de equipamentos, venenos e metodologia apropriados, normalmente com empresas especializadas.

Formigas atacando o gel
bottom of page